terça-feira, 10 de setembro de 2013

Ordem no Culto


Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. (1 Coríntios 14.26)
Infelizmente temos visto muita desorganização em algumas igrejas, vemos um movimento que chega às raias da loucura, onde dançam, pulam, caem pelo chão, rolam e dizem que é ação do Espírito Santo. Várias pessoas falando línguas estranhas ao mesmo tempo, sem intérpretes, profecias e revelações sendo entregues sem nenhuma ordem, e a maioria delas contrária à Palavra de Deus. São revelações que confrontam com o Evangelho. É necessário ordem e organização nos cultos, e em todo tempo sermos guiados pelo Espírito Santo, que é Espírito e não emoção, tampouco carnalidade, pois, é por aí que entra o diabo. Muitas igrejas que se dizem pentecostais, na verdade há muito deixaram de pregar e viver o Evangelho legítimo, basta ver como algumas pessoas são tomadas e fazem movimentos que nada tem à ver com o Espírito de Deus.
"E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete. (1 Coríntios 14.27) 
 Pessoas se levantam e começam a orar e falar em uma língua estranha e entregar profecias, e isto sem ter quem as interprete,  falam em línguas no púlpito, nos corredores e em toda parte, e estes mesmos querem interpretar, sendo que não é isto que a Palavra diz. Devemos observar se, o que está sendo feito é emocional, ou espiritual, e se for espiritual devemos discernir qual é o espírito, pois, há espíritos que  agem livremente dentro das igrejas, ele é o enganador.
"E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.” (2 Coríntios 11.14). 
Portanto não é por falar o nome de Deus e ter nome de igreja evangélica que realmente seja;  são do Senhor àqueles que praticam os seus mandamentos.
"Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.”(1 Coríntios 14.28). 
Se não tem uma segunda pessoa ali na igreja para interpretar a língua, então não fale, ore baixinho para si mesmo apenas. Mesmos lideres, pastores que no púlpito estão falando em línguas, cantando, se não tem intérprete, estão indo contra a Palavra, pois, não podemos, com a desculpa de fazer pessoas virem e permanecer na igreja demonstrar uma espiritualidade, santidade que se manifesta de forma carnal, sendo assim ela inexiste; muitas vezes, vão orar por alguém e começam a orar em línguas, como se a pessoa entendesse, devemos saber que os demônios também falam línguas estranhas, línguas próprias deles, e muitas das vezes confundem quem realmente não vive a Palavra de Deus.

"E falem dois ou três profetas, e os outros julguem. Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.” (1 Coríntios 14.29,30). 
Profecias, revelações, precisam ser julgadas, e todas as profecias têm que se cumprir, e estarem de acordo com a Palavra de Deus, porque não existe revelação nova contrária à Palavra, e, se não se cumprir não foi Deus quem falou.
"Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados.”(1 Coríntios 14.31). 
Toda profecia e revelação é do Espírito Santo, quando legitima. Se realmente estiver acontecendo, ela deverá ser dita, mas, em ordem e não ao mesmo tempo, e deve ser falada em língua comum para que todos entendam; e também não não há necessidade de pular, gritar, espernear, como se para entregar uma profecia esteja recebendo um espírito, pois isto é carnal, emocional.
"E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.” (1 Coríntios 14.32).
 Os profetas estão sujeitos a si mesmo,  se eles estiverem falando verdade ou mentira, somente eles sabem e, quem também for profeta poderá discernir com clareza, uma vez que a semente é lançada, ela cresce para o bem ou mal.
"Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.”(1 Coríntios 14.33). 
Se está existindo confusão e desordem,  cuidado, pois, não é o Senhor que está neste lugar, porque quando somos dirigidos pelo Espírito, produzimos o seu fruto.
"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” (Gálatas 5.22)

Nenhum comentário:

Postar um comentário