sexta-feira, 15 de junho de 2012

Perseguição à Igrejas



Perseguição agora é proclamada por líderes religiosos islâmicos da Arábia Saudita, Nigéria e Síria, levando a deportação, terror e morte.
Pastor teve sua casa destruída

            Uma terrível declaração feita pelo líder islâmico Abdul Aziz Bin Abdullah tem causado temor às igrejas localizadas nos países árabes.
O sheikh declarou à imprensa árabe que: “É necessário destruir todas as igrejas da região”. O medo dos cristãos tem lógica. Afinal, Abdullah é o Grande Mufti da Arábia Saudita, Cargo que representa um dos graus máximos da hierarquia do Islã. É deste religioso a responsabilidade de interpretar a Sharia, (lei islâmica que dita as normas de conduta entre os muçulmanos.)
            A polêmica declaração foi pronunciada quando Abdullah foi questionado sobre a posição do parlamento do Kuwait, que afirmou que nenhuma igreja deveria ser construída no país. A esta pergunta, o líder muçulmano exortou que “o Kuwait é parte da Península Arábica e, por isso, é necessário destruir todas as igrejas do país”. O posicionamento extremista foi embasado no Hadith, ( uma vasta coleção de orientação e narrações deixadas por Maomé.) Segundo a crença, o fundador do islamismo teria dito antes de sua morte que “Não pode haver duas religiões na Península Arábica”, por isso o Islã é a única religião que poderia ser praticada naquela região.

Cristão forçados a sair do Sudão
Orem por este povo, ainda há esperança

            Enquanto Abdullah vocifera suas ameaças aos cristãos espalhados pelo mundo islâmico, no Sudão a situação é ainda pior: milhares de cristãos já privados de sua cidadania são agora forçados a sair do país. Os cristãos do norte do país tinham até 8 de Abril para conseguir obter nova cidadania e serem considerados cidadãos do Sudão ou amargar a deportação. Os líderes cristãos temem que as autoridades usem a ocasião para extinguir a religião do país.
Mais de 500.000 cidadãos de origem étnica do Sul que vivem no Sudão (norte do país) há décadas (alguns deles nasceram lá) são considerados estrangeiros. Representantes de organizações de direitos humanos  pediram as autoridades na capital Cartum que concedam mais tempo para estes sudaneses deixarem o país ou pedir a cidadania. Como não bastasse o furor provocados pelas diferenças entre etnias, a mídia local tem estimulado o ódio contra os cristãos, descrevendo-os como “células cancerosas no corpo do Sudão, a terra dos árabes e do Islã”.

Radicais expulsam 90% dos cristãos de cidade da Síria
Pertences de cristãos são destruídos por ordens de governantes

            Enquanto isso, os protestos contra o presidente da Síria, Bashar Al-Assad, para retirá-lo do poder, se transformaram em um conflito generalizado e a comunidade cristã  local tem sofrido a ponto de a agência de notícias católica Fides, do Vaticano, denunciar em seu site que a cidade de Homs esta sendo varrida por uma ”limpeza étnica”, e este processo resultou na fuga de 90% dos cristãos do local e na perda de sus casas. O conflito transformou a cidade de Homs em um lugar miserável. A cidade passa por muitas dificuldades. Segundo fontes locais, os cristãos deixaram as cidades e migraram para aldeias vizinhas e a capital Damasco. Apesar disto alguns pastores permanecem no local, apesar de uma delas ter sido atacada. Há igrejas que ainda abrem suas portas nas manhãs de Domingo para atender as pessoas, mas a maioria não comparecem por causa da distância entre as residências...

Nigéria e Arábia Saudita seguem rotinas
de perseguição aos cristãos.
Templos sendo destruídos

                O povo nigeriano ainda experimenta tensão étnica e religiosa, existentes há muito tempo. Hoje o país experimenta o mais longo período de paz desde a independência, apesar dos distúrbios ocorridos nas ultimas eleições presidenciais (em 2003 e 2007). Mas isto não significa a total erradicação da violência na Nigéria pois ainda há tensões locais menos generalizadas. Outros conflitos foram registrados e em 2011. Um protesto à eleição do presidente cristão Goodluck Jonathan provocou a morte de mais de 500 pessoas, ocasião em que igrejas, casas e até mesquitas foram incendiadas. Qualquer prática de religiões não muçulmanas é proibida, e o cidadão deve exercer a fé islâmica como determina a lei. Segundo a Sharia, a apostaria (abandono do islamismo) é considerado crime grave e o “infrator” considerado à morte, se não houver retração.
Perseguição não é novidade na Igreja

            Desde o seu nascedouro no Dia de Pentecostes, a igreja de Jesus Cristo vem sendo alvo de implacável perseguição, seja no campo doutrinário ou nas fileiras que a compõem. Antes de seu sacrifício, o Senhor havia deixado claro aos seus seguidores que a sociedade contaminada pelo pecado jamais toleraria a mensagem do Evangelho, por isso, todo o esforço possível seria empregado no sentido de fazer calar a igreja. Segundo a Bíblia Sagrada, a primeira grande perseguição contra os cristãos foi empreendida pelos líderes religiosos liderados por Saulo de Tarso, antes da sua conversão.
Apesar de muitos cristãos terem sido jogados às feras nas arenas, crucificados ou torturados física e psicologicamente, a Igreja avançou com sua mensagem de salvação que não somente transformou vidas, como também influenciou culturas e leis que ainda regem o comportamento das nações ocidentais e arrebanha multidões em diversos lugares do mundo.


 Quer saber mais, leia na íntegra no Mensageiro da da Paz ( Junho nº 1525 nas paginas 4 e 5)
 Pb. Eliezer de Souza (ADM Jd Nogueira setor 19)

Nenhum comentário:

Postar um comentário